Bio Cursos

Acupuntura: quem pode se especializar na área?

A acupuntura, antiga técnica terapêutica chinesa, tem conquistado cada vez mais espaço no cenário da saúde, despertando o interesse de profissionais de diversas áreas em busca de especialização. Mas afinal, quem pode se aventurar nesse caminho de agulhas e equilíbrio energético?

1. Profissionais de Saúde:

Médicos, fonoaudiólogos, biomédicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas são alguns dos profissionais de saúde que encontram na acupuntura uma extensão valiosa para suas práticas. A busca por abordagens integrativas tem impulsionado esses especialistas a explorar os benefícios terapêuticos dessa técnica milenar.

2. Terapeutas Alternativos:

Quiropraxistas, osteopatas e massoterapeutas, entre outros profissionais de terapias alternativas, encontram na acupuntura uma ferramenta complementar para ampliar suas habilidades e oferecer opções mais abrangentes de tratamento aos seus clientes.

3. Psicólogos e Terapeutas Holísticos:

A acupuntura não se limita apenas ao tratamento físico; ela também abrange o aspecto emocional e mental. Psicólogos e terapeutas holísticos têm explorado a aplicação da acupuntura como uma forma de promover o equilíbrio emocional e auxiliar no tratamento de condições como ansiedade e estresse.

Confira a seguir quais profissionais podem se especializarem em Acupuntura conforme Resoluções de seus devidos Conselhos:

BIOMEDICINA

Conforme resoluções do CFBM, um dos ramos de atuação do profissional biomédico é a acupuntura, na qual ele poderá exercer Todas as técnicas, princípios e métodos da pratica acupunturista. Todavia, o biomédico deve realizar pós-graduação do tipo latu sensu ou strictu sensu, reconhecidos pelo MEC, como a Bio Cursos.

CFBM – Conselho Federal de Biomedicina

Resolução CFBM nº 02, de 03/02/86

Resolução CFBM nº 02, de 25/03/1995

FARMÁCIA

A carreira de farmacêutico acupunturista vem ganhando visibilidade, graças à Portaria 971/06, do Ministério da Saúde, que inseriu a prática no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta profissão pode ser exercida por todos os profissionais da saúde, desde que a sua atuação seja regulamentada pelos respectivos conselhos federais profissionais.

CFF – Conselho Federal de Farmácia

Resolução CFF nº 353, de 23/08/2000

Resolução CFF nº 516, de 2009

FONOAUDIOLOGIA

A atuação do fonoaudiólogo na acupuntura é conhecida como “Fonoaudiologia Acupuntural” ou “Acupuntura Auricular Fonoaudiológica”. Nessa abordagem, o fonoaudiólogo utiliza técnicas de acupuntura específicas, principalmente na região da orelha, para tratar e prevenir distúrbios relacionados à audição, fala, linguagem e outras funções associadas à comunicação humana.

CFFa – Conselho Federal de Fonoaudiologia

Resolução CFFa n° 272, de 20/04/2001

MEDICINA VETERINÁRIA

A acupuntura veterinária envolve a aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo dos animais, conhecidos como “pontos de acupuntura” ou “meridianos”. Esses pontos estão conectados a órgãos e sistemas do corpo, e acredita-se que a estimulação desses pontos pode ajudar a restaurar o equilíbrio energético do animal, aliviar a dor, promover a cura e melhorar o bem-estar geral.

CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária

Resolução CFMV nº 756, de 2003

ENFERMAGEM

A enfermagem acupuntura envolve a aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo, conhecidos como “pontos de acupuntura”, para estimular as respostas fisiológicas do organismo. Esses pontos estão interligados com órgãos e sistemas do corpo, e acredita-se que a estimulação adequada pode ajudar a aliviar a dor, reduzir o estresse, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.

Resolução COFEN nº 197, de 19/03/1997 – revogada

Resolução COFEN nº 283, de 05/08/2003 – revogada

Resolução COFEN nº 326/2008

PSICOLOGIA

A acupuntura psicológica combina os princípios da medicina tradicional chinesa com a psicologia ocidental, visando uma abordagem holística para o tratamento de questões emocionais e psicológicas. Os pontos de acupuntura específicos são selecionados com base nos sintomas emocionais e físicos do paciente, e a estimulação desses pontos é realizada para promover o equilíbrio energético do corpo e aliviar o estresse, ansiedade, depressão, entre outros problemas psicológicos.

CFP – Conselho Federal de Psicologia

Resolução CFP n° 005, de 24/05/2002

FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

A acupuntura fisioterapêutica pode ser utilizada para tratar uma variedade de condições, incluindo dores musculoesqueléticas, lesões esportivas, disfunções neurológicas, problemas ortopédicos, entre outros. Além disso, pode ser uma opção terapêutica eficaz para melhorar a função física e promover a recuperação após cirurgias e procedimentos médicos.

COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Resolução COFFITO nº 060, de 29/10/1985

Resolução COFFITO nº 097, de 22/04/1988

Resolução COFFITO nº 201, de 24/06/1999 Resolução COFFITO nº 219, de 14/12/2000 Resolução COFFITO nº 221, de 23/05/2001

Resolução COFFITO nº 108, de 05/06/2001

Resolução COFFITO nº 325, de 23/03/2007

Resolução COFFITO nº 393 2011 – Fisioterapeutas

Resolução COFFITO nº 405 2011 – Terapeutas Ocupacionais

EDUCAÇÃO FÍSICA

A acupuntura para educação física pode ser utilizada para tratar atletas e esportistas, buscando melhorar o desempenho esportivo, acelerar a recuperação após o exercício físico intenso e tratar lesões e dores musculares associadas à atividade física. Além disso, a acupuntura pode ser uma ferramenta terapêutica eficaz para pessoas sedentárias que desejam iniciar uma prática de atividade física, aliviando dores iniciais e promovendo um melhor condicionamento físico.

CONFEF – Conselho Federal de Educação Física

Resolução CONFEF nº 069, de 16/12/2003

ODONTOLOGIA

A acupuntura odontológica pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de dor e desconforto associados a condições odontológicas, como dores de dente, dores na articulação temporomandibular (ATM), dor pós-operatória, bruxismo, entre outras. Além disso, a acupuntura pode ser uma opção terapêutica eficaz para pacientes com medo ou ansiedade em relação a procedimentos odontológicos, ajudando a promover um ambiente mais relaxado e confortável no consultório.

CFO – Conselho Federal de Odontologia

Resolução CFO nº 160, de 02/10/2015

Portarias do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde editou duas portarias criando e normatizando o exercício das Práticas

Integrativas e Complementares. A portaria 971 regulamentou o exercício multiprofissional dessas práticas no SUS (Sistema Único de Saúde), e a Portaria 853 estabeleceu a tabela de honorários.

Portaria MS nº 971, de 03/05/2006

Portaria MS nº 853, de 17/11/2006

A busca por conhecimento em acupuntura está longe de ser restrita a uma única categoria profissional. A diversidade de especialidades que podem abraçar essa prática reflete a natureza inclusiva e abrangente da acupuntura como uma ferramenta terapêutica. Seja qual for a formação inicial, a oportunidade de se especializar em acupuntura representa um mergulho em um mundo de possibilidades terapêuticas e uma expansão significativa no entendimento da saúde e do equilíbrio do corpo e da mente.

Se você é profissional da área da saúde e está em busca de aprimorar seus conhecimentos na técnica milenar se especializando em uma Instituição de qualidade e referência em Acupuntura na Região Norte do Brasil, a Bio Cursos está iniciando turmas em sua três Unidades:

Manaus – AM: 12 e 13 de Abril de 2024

Boa Vista – RR: 12 e 13 de Abril de 2024

Santarém – PA: 05 e 06 de Abril de 2024

Para mais informações acesse portalbiocursos.com.br ou entre em contato através dos números: https://wa.me/5592981304434/?text=Setor+de+Matr%C3%ADculas:+Jessika+Gomes ou https://whats.link/consultoranathali .

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Conheça mais sobre a Bio!

Notícias Recentes: