Criado no início da década de 1990, o movimento popular conhecido como Outubro Rosa tem como principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Esse número revela por que essa conscientização é importante. O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.
Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Independentemente da idade, é importante que as mulheres conheçam seu corpo para reconhecer o que não é normal em suas mamas e ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.
Podendo ser realizada a partir dos 40 anos ou aos 30, se houverem casos na família da doença, a realização do autoexame e da mamografia é de suma importância. Prevenção é a palavra de ordem no mês de Outubro, mas que deve ser levada a sério durante todo o ano. Afinal, se cuidar também é um ato de amor. Com você, com sua saúde e com sua vida.