Bio Cursos

Junho Vermelho: Mês de conscientização para doação de Sangue

O ‘Junho Vermelho’ foi instituído, em 2015, pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de agradecer aos doadores e conscientizar as pessoas sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir procurando um dos 137 hemocentros existentes pelo Brasil para doar sangue, mantendo todos os estoques em níveis seguros ao longo de todo o ano e não apenas em datas específicas. A data foi estabelecida para homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

O que poucos sabem e que é de grande importância, é que uma única doação de sangue, que é insubstituível e essencial para o corpo, pode salvar até quatro pessoas. O sangue é fundamental na realização de tratamentos e intervenções hospitalares em pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de suster procedimentos médicos e cirúrgicos de alta complexidade, além de possuir um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

É através desta campanha, que toda a sociedade é convidada a tornarem-se verdadeiros salvadores, sendo voluntários na doação sanguínea.

Onde doar?

Para doar você pode ir até o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada (ao lado do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques), de segunda à sábado das 7h30 às 17 horas.

Não esqueça de levar sua carteira de identidade.

Requisitos para doação de sangue

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);

• Pesar no mínimo 50kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Conheça mais sobre a Bio!

Notícias Recentes: