Bio Cursos

| 15/08/2018 13:45

Fernando Carvalho: Acupuntura no tratamento de dores crônicas

Bio Cursos entrevista:
Fernando Macedo Carvalho
Tema: Acupuntura no tratamento de dores crônicas

Fernando Macedo Carvalho é graduado desde 2002 em Educação Física pela Universidade de Rio Verde (FESURV) do estado de Goiás, fez extensão universitária em Acupuntura e especialização em Fisiologia do Exercício na Universidade Veiga de Almeida (UVA) no Rio de Janeiro, além de Acupuntura pela Unisaúde. Atualmente também é professor de Pós-graduação em Acupuntura.

1) - De que forma a Acupuntura auxilia no tratamento de dores crônicas?
Fernando Carvalho: A Acupuntura atua no controle da dor, seja aguda ou crônica, bloqueando a propagação da fibra nervosa que leva ao Sistema Nervoso Central a percepção de dor e estimulando áreas especificas do cérebro a liberar substâncias endógenas que controlam a dor, entre elas a endorfina.

2) - Com a persistência da dor, além de ter a rotina afetada, muitas pessoas acabam desenvolvendo depressão uma vez que o incômodo acaba afetando o sistema nervoso central, a acupuntura pode ajudar também nesses casos?
Fernando Carvalho: O tratamento com acupuntura trata o paciente de forma holística, visando o equilíbrio do paciente, por isso trata de forma eficaz a depressão, a ansiedade e melhora a qualidade do sono. O acupunturista deve preocupar-se com todos os sintomas, por vezes os pacientes de dores crônicas, na avaliação, não relatam depressão, ou qualquer outro distúrbio, por exemplo, mas são manifestações claras de desequilíbrio que intensificam a dor e que devem ser tratados.

3) - Qual a frequência das sessões no tratamento para as dores crônicas?
Fernando Carvalho: Pacientes com dores crônicas devem fazer acupuntura no mínimo duas vezes na semana. Lembrando que outros recursos da Medicina Tradicional Chinesa também devem ser incluídos no tratamento.

4) - Há contraindicações ?
Fernando Carvalho: Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Acupuntura é extremamente segura e eficaz se feita por um profissional qualificado.



Por
Katharine Silva
Assessoria de Comunicação Bio Cursos

Nossos Parceiros

logo_HTM