Bio Cursos

| 15/08/2019 13:55

Fernando Carvalho: Principais benefícios da Acupuntura

Bio Cursos entrevista:

Fernando Macedo Carvalho

Tema: Principais benefícios da Acupuntura

Fernando Macedo Carvalho é graduado desde 2002 em Educação Física pela Universidade de Rio Verde (FESURV) do estado de Goiás, fez extensão universitária em Acupuntura e especialização em Fisiologia do Exercício na Universidade Veiga de Almeida (UVA) no Rio de Janeiro, além de Acupuntura pela Unisaúde. Atualmente também é professor de Pós-graduação em Acupuntura.

1) – Quais as principais indicações e benefícios da acupuntura?

Fernando Carvalho: No consultório, costumo perceber que as principais buscas pelo tratamento da acupuntura são no controle da dor e da ansiedade, onde ambos são problemas atuais. A acupuntura é indicada para qualquer pessoa, pois possui uma vertente preventiva e também curativa onde todos poderiam se beneficiar do seu uso. Como benefício a acupuntura possui uma ação antiflamatoria e também analgésica, além de possuir uma liberação de substâncias endógenas, controlando assim, a ansiedade e o estresse.

2 – Posso tratar qualquer tipo de doença com a Acupuntura?

Fernando Carvalho: Perante a visão da medicina tradicional chinesa, a acupuntura não é tratamento de doença, de patologia, e sim um tratamento de pessoas, então qualquer pessoa poderia se beneficiar do uso da acupuntura. Hoje me dia há doenças incuráveis, mas após o tratamento com acupuntura, nitidamente existe uma melhora no potencial de autocura, do sono e a homeostase do paciente, fazendo com que seu corpo fique em equilíbrio e com isso, funcionando melhor.

3) – A Acupuntura pode ser considerada como primeira opção de tratamento?

Fernando Carvalho: Sim, segundo a Organização Mundial de Saúde ela é considerada como primeira opção para diversas patologias, onde também serve como complemento de outras, por exemplo, no controle da dor, da insônia, cefaleia, entre outras patologias que apesar da acupuntura não ser considerada como tratamento, serve como complemento da terapêutica atual do seu paciente.

4) – Muita gente conhece a acupuntura somente pela técnica de aplicação de agulhas, existe outro método?

Fernando Carvalho: Acupuntura vem da palavra acus que significa agulha e puntura que condiz puncionar ou furar, teoricamente não existe acupuntura sem agulhas, mas a medicina tradicional chinesa possui várias técnicas que podem ser utilizadas conjuntamente ou separadamente da acupuntura em si, como exemplo, o shiatsu, do in, pode ser utilizado moxa, ventosa, Gua Sha, fitoterapia, exercícios, massagens, reflexologia, tudo isso pode ser utilizado juntamente a técnica milenar da medicina tradicional chinesa há vários métodos.


Por Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos

Nossos Parceiros

logo_HTM