Bio Cursos

| 22/10/2021

Novembro Azul: Mês da Prevenção ao Câncer de Próstata

Gomos de Laranja

Novembro Azul: Mês da Prevenção ao Câncer de Próstata

Idealizado em 2003 em Melbourne, na Austrália, a campanha Novembro Azul tem como finalidade reforçar e alertar a necessidade de prevenção e realização do diagnóstico do câncer de próstata. No Brasil, o movimento chegou em 2008, dirigido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é considerado o tipo mais comum entre os homens brasileiros, seguido do câncer de pele. Estima-se que 15 mil mortes/ano ocorrem em decorrência da doença no Brasil e 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Na maioria das vezes, a doença apresenta um desenvolvimento lento, onde muitos pacientes não apresentam sintomas, ou, quando apresentam, pode surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Sintomas semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• Dor Óssea;

• Dores ao urinar;

• Vontade de urinar com frequência;

• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é a realização da análise histopatológica de tecido da próstata permitindo o diagnóstico precoce da doença. O Inca informa que realizar uma dieta rica em verduras, legumes, frutas e cereais integrais, ajuda a diminuir o risco de câncer e outras doenças. Outros hábitos saudáveis são indicados, como por exemplo, fazer atividades físicas, não fumar e diminuir o consumo de álcool.

A maior demonstração de coragem de um homem é a prevenção. Cuide-se o ano inteiro, não apenas no Novembro Azul!




Por

Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos






Nossos Parceiros

logo_HTM