Bio Cursos

| 27/06/2022

Síndrome de Burnout: O que é e como a acupuntura pode ajudar?

Gomos de Laranja

Síndrome de Burnout: O que é e como a acupuntura pode ajudar?

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome de Burnout é uma doença ocupacional relacionada à tensão emocional e ao estresse ocasionados por situação de trabalho que exigem muita responsabilidade e até mesmo competitividades entre os colaboradores.
Lembrando que desde o mês de janeiro deste ano (2022), a Síndrome de Burnout é considerada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Definida assim, como "estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso" e está na Classificação Internacional de Doenças (CID-11).
O risco de desenvolver a doença é mais comum entre profissionais das áreas de educação, saúde, recursos humanos, agentes penitenciários, assistência social, bombeiros e profissionais que desempenham dupla ou tripla jornada. É fundamental reconhecer os sinais da síndrome de Burnout e agir antes de acabar esgotado.
Os sintomas da síndrome de burnout podem ser emocionais, psíquicos ou físicos, interferindo assim em todas as esferas da vida da pessoa. Outros sintomas que o indivíduo pode apresentar é: cansaço mental e físico excessivo, dores de cabeça e no corpo, perda de apetite, dores musculares, distúrbios respiratórios, lapsos de memória, imunodeficiência, transtornos cardiovasculares, disfunção sexual, alterações menstruais, insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade, lapsos de memória, baixa autoestima, desânimo e apatia, negatividade constante, dentro outros. Lembrando que ne todas as pessoas passam por todos os sintomas, desta maneira, os sintomas podem aparecer em ordens diferentes. Entretanto, todos os itens da lista indicam sinais que precisam de atenção, muitas vezes sendo necessárias intervenções médicas.

Como prevenir a Síndrome de Burnout por meio da Acupuntura?

Além do tratamento médico e psicológico orientado para a Síndrome de Burnout, é de suma importância combater o estresse, físico e mental por meio de um acompanhamento terapêutico. A acupuntura, técnica da medicina tradicional chinesa que tem como principal finalidade estimular terminações nervosas com agulhas aplicadas na pele é uma excelente forma terapêutica para tratar o Burnout. E é desta maneira que a acupuntura traz equilíbrio para o desempenho das atividades diárias, controlando sintomas e impedindo que o esgotamento se desdobre em perda de desempenho ou desinteresse pelo trabalho.
A Bio Cursos separou para você algumas dicas de como olhar para si mesmo e evitar o Burnout no ambiente de trabalho:
Estabelecer metas realistas na vida profissional e pessoal;
Conhecer os seus limites e saber o momento certo de colocar limites;
Gerenciar melhor o seu tempo;
Estabelecer metas realistas na vida profissional e pessoal;
Definir prioridades e rejeite projetos inviáveis ou com alto custo emocional;
Fazer pequenas pausas no trabalho para descansar, respirar, tomar um café, rir e alongar;
Realizar sessões de Acupuntura;
Dormir Bem.

Realize a sua especialização conosco e aprenda na teoria e na prática a importância de saber como orientar melhor o seu paciente e saber explicar como a terapia por meio do tratamento com a Acupuntura é um tratamento importante. E, além disso, ter a sensibilidade também de olhar para si mesmo e procurar ajuda profissional sempre que necessário.
Você, profissional da saúde, que pretende se especializar em Acupuntura, a Bio Cursos irá iniciar nos dias 05 e 06 de Agosto de 2022, a 25ª turma de Pós-Graduação em Acupuntura. Além de uma estrutura de excelência, a Bio Cursos conta com um corpo docente habilitado a oferecer um ensino de excelência e qualidade a você profissional aluno. Para mais informações sobre a nossa Pós em Acupuntura, entre em contato através do número: Consultora Nathali Silva, ou pelo e-mail: atendimento1@portalbiocursos.com.br


Por

Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos




Nossos Parceiros

logo_HTM