Bio Cursos

| 22/06/2022

Acupuntura Animal: descubra 5 fatos sobre o método

Gomos de Laranja

Acupuntura Animal: descubra 5 fatos sobre o método

Sem dúvidas, a acupuntura é uma das técnicas terapêuticas orientais de cura mais famosas do Brasil. O que muitas pessoas não sabem é que esse tratamento não se limita apenas aos humanos, mas também pode ser aplicado em animais. Apresentando inúmeros benefícios, a acupuntura veterinária é muito benéfica para os pets!
No entanto, como este é um procedimento que envolve a inserção das agulhas, tutores costumam ficar preocupados com seus bichinhos. Para que você possa conhecer um pouco mais sobre este eficaz tratamento, a Bio Cursos separou 5 fatos sobre o tema. Confira:

Todos os pets podem ser submetidos ao tratamento com acupuntura;
Acredita-se que a acupuntura em animais seja tão antiga quanto a própria acupuntura humana;
A acupuntura para animais melhora o fluxo sanguíneo, além de estimular o sistema imunológico;
O tratamento auxilia em problemas de fertilidade, prenhez psicológica, dermatites e doenças metabólicas (diabetes, hipotireoidismo);
A prática da acupuntura ajuda a melhorar a qualidade de vida do animal e, consequentemente, a sua longevidade.

Por meio de um bom diagnóstico, o método tem como principal finalidade equilibrar os meridianos que estão afetados, atuando em tecidos moles, órgãos internos, e outros.
As principais patologias que o tratamento com a acupuntura pode tratar nos pets são: Doenças respiratórias; Distúrbios endócrinos; Doenças musculares (como miosite); Doenças urogenitais; auxilia no tratamento de câncer em cães; Doenças neurológicas (hérnias de disco, paralisias, convulsões e outras); Doenças dermatológicas (como sarna demodécica); Doenças na estrutura óssea (displasia coxofemoral, artrite, artrose e outras); dentre outras inúmeras indicações. Em relação as contraindicações, são poucas e específicas.
Como aprendemos, a acupuntura oferece inúmeros benefícios no mundo animal. Além de sua eficácia, o tratamento é pouco invasivo e qualquer bicho pode fazer, independentemente de raça, idade, porte ou sexo.

Mas quais profissionais estão qualificados a praticarem acupuntura em animais?

Então, a prática do método já possui reconhecimento como uma especialidade dentro da medicina veterinária. A especialidade da profissão foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em 2014 e é concedida pela Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET).
Lembre-se de sempre que levar seu pet em um consultório veterinário para realizar o tratamento com a acupuntura, certifique-se de que o profissional possui especialização para o exercício do método.
Nos dias 05 e 06 de Agosto de 2022, a Bio Cursos, pioneira na área em Manaus, irá iniciar a 25ª turma de Pós-Graduação em Acupuntura, com o propósito de preparar, capacitar e formar profissionais para o exercício de excelência em Acupuntura e os demais recursos terapêuticos da Medicina Oriental, de acordo com seu campo profissional e produção de pesquisa. Para mais informações entre em contato através do número: Consultora Nathali Silva, ou pelo e-mail:atendimento1@portalbiocursos.com.br



Por
Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos




Nossos Parceiros

logo_HTM