Bio Cursos

| 08/10/2021

Conheça os mitos e as verdades sobre o Câncer de Mama

Gomos de Laranja

Conheça os mitos e as verdades sobre o Câncer de Mama

Prevenção é a palavra de ordem no mês de outubro, mas que deve ser levada a sério durante todo o ano. Afinal, se cuidar também é um ato de amor. A equipe Bio Cursos unida para lembrar a você que a prevenção vale a pena. Se conheça, se ame e se cuide!
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de quase 62 casos a cada 100 mil mulheres.
Apesar de ser um assunto muito comentado, ainda existe muita desinformação. Por este motivo separamos alguns mitos e verdades sobre o Câncer de Mama. Vamos lá?

O câncer de mama só afeta quem tem histórico familiar?
MITO – Para quem possui familiares de primeiro grau que tiveram câncer de mama, o risco de desenvolver a doença é maior. Entretanto, grande maioria dos casos diagnosticados é de pessoas que nunca conheceram parentes que desenvolveram a doença.

O leite materno pode prevenir o câncer de mama
VERDADE – Durante o processo de aleitamento materno, as células dos ductos mamários sofrem maturação e tendem a ficar mais protegidos em relação as alterações celulares que ocasionam o câncer de mama.

Apenas mulheres mais velhas desenvolvem o câncer de mama
MITO – O diagnóstico de câncer de mama em mulheres jovens é mais difícil, geralmente o tecido mamário é mais denso comparado com o de mulheres com mais idade, dificultando a identificação de nódulos, mas, mesmo assim, as mais jovens podem apresentar tumores mamários.

Certos modelos de sutiã favorecem o surgimento do câncer
MITO – Hoje em dia, na internet, circulam inúmeros boatos de que sutiãs com armações de arame ocasionavam o surgimento da neoplasia, pois restringiria a circulação sanguínea e a linfática. Contudo, os profissionais oncologistas nunca encontraram nenhuma evidência de que roupas íntimas estivessem ligadas a casos de câncer.

Stress e emoções negativas podem causar câncer de mama?
MITO – Não há estudos que comprovem que o câncer de mama surja a partir de sentimentos negativos e stress.

As taxas de estrogênio caem durante o período de aleitamento?
VERDADE – Este hormônio tem relação direta com estímulo da proliferação das células tumorais do câncer de mama.

Abrace o Outubro Rosa e declare o seu amor por você mesma e para todas as mulheres importantes da sua vida!


Por

Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos





Nossos Parceiros

logo_HTM