Bio Cursos

| 07/01/2021

Oxímetro: o que é, para que serve e como usar

Gomos de Laranja

Oxímetro: o que é, para que serve e como usar

Desde o surgimento dos primeiros casos confirmados do novo Coronavírus, o uso do oxímetro tornou-se popular por auxiliar no monitoramento da condição respiratória dos pacientes durante o tratamento da doença. Entretanto, é importante ressaltar que o aparelho não diagnostica o vírus, ele atua como medidor da oxigenação no sangue.
De fácil manuseio, o dispositivo é muito utilizado no dia a dia de equipes médicas para verificar o nível de saturação de oxigenação ou o nível do oxigênio no sangue, já que a falta de ar é um dos principais sintomas causados pela Covid-19.
Na realização do teste, chamado de oximetria, o aparelho é geralmente 'preso' em uma parte do corpo como um dedo da mão, lóbulo da orelha, mas também há aparelhos que a conexão pode ser feita no pulso, peito e dedo do pé, em seguida, deve-se apertar um botão indicado no dispositivo e aguardar o resultado que aparece em segundos. Após a constatação no teste, é detectado imediatamente qualquer mudança na eficácia da movimentação do oxigênio para todo o corpo, até mesmo nas extremidades que ficam distantes do coração, como as pernas.
Atualmente, já é possível e recomendado por profissionais da saúde ter um oxímetro digital ou portátil em casa. O uso do aparelho também é recomendado para o monitoramento das seguintes condições:
Pneumonia
Asma
Anemia
Insuficiência Cardíaca
Câncer de Pulmão
Cardiopatias congênitas
É recomendável utilizar o oxímetro de dedo aqueles pacientes que possuem condições de saúde que afetam a saturação do oxigênio. O dispositivo do pulsotambém pode fornecer dados sobre a efetividade dos tratamentos respiratórios. Já o de pulso, é indicado para constatar se há oxigênio suficiente no sangue. É utilizado principalmente em situações como a verificação se um ventilador é necessário para ajudar na respiração do paciente ou para ver se está funcionando bem, averiguação se os remédios estão para o pulmão estão funcionando, entre outros.
A Bio Store dispõe de diferentes marcas de oxímetros e materiais de biossegurança, para mais informações entre em contato através do número 92 99209-3119. Nossa loja conta com profissionais especializados em estética e fisioterapia para oferecer suporte e um melhor atendimento.


Por Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos





Nossos Parceiros

logo_HTM