Bio Cursos

| 03/09/2020

Setembro Amarelo: cuidados com a saúde mental

Gomos de Laranja

Setembro Amarelo: cuidados com a saúde mental
Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida – CVV, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM, a Campanha Setembro Amarelo tem como principal objetivo alertar e conscientizar a todos, mundialmente, sobre a importância do conhecimento e a prevenção sobre a doença que afeta milhares de pessoas em todos os cantos do planeta.
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, os casos de óbito por suicídio estão diretamente relacionados com a presença de transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados ou tratados de maneira inadequada. Uma triste realidade, que registra a cada dia mais casos, principalmente entre os jovens.
Nos últimos meses, a preocupação com a saúde mental cresceu em todo o mundo. Aulas suspensas, lojas fechadas e a recomendação de que as pessoas deveriam ficar em casa, como forma de prevenção a contaminação do novo coronavírus, mudaram a rotina de muita gente. O isolamento social, porém, pode trazer outro problema: os impactos na saúde mental.
O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, ajuda a dar suporte, atenção e orientação adequada. O diálogo pode ajudar a expor sentimentos, muitas vezes angustiantes, e incentivar o jovem a buscar apoio profissional.
Confira algumas dicas para manter a saúde mental em dia:

Aceitar-se como você é e viver a sua própria vida. Não queira ser como outra pessoa, seja você mesmo, goste de quem você é;
Mantenha-se ativo diariamente, pratique exercícios físicos, estude, se empenhe em uma atividade;
Reserve um tempo para ter contato com sua família com seus amigos: converse, sorria, abrace;

Preze sempre por uma boa noite de sono, para recarregar as energias;
Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio.
São pequenas decisões como estas que podem ser a saída para uma mente saudável. Não ignore um pedido de ajuda. Fique atento aos sinais. Todas as vidas importam!





Por

Larissa Lara

Assessoria de Comunicação Bio Cursos




Nossos Parceiros

logo_HTM