Bio Cursos

| 05/06/2017 14:52

Kemelly Araújo: Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Bio Cursos Entrevista:
Kemelly Araújo
Tema: Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Graduada em Fisioterapia (FAMETRO), pós-graduanda em Fisiologia do Exercício (BIO CURSOS), graduanda em Educação Física - Licenciatura (FAMETRO), monitora de Didática Geral (FAMETRO) e certificação profissional nível intermediário de Ballet Clássico (Royal Academy of Dance) Londres (BALLET ÁLVARO GONÇALVES).

1) - Como os pais podem ajudar os filhos a perder peso ou a manter um peso saudável?
Kemelly Araújo: Se os hábitos alimentares do meio em que a criança vive forem saudáveis, já é um grande passo para o controle do peso. E, o incentivo à prática de atividade física também auxilia nesse processo, não só para o controle do peso, mas também para socialização, bem-estar e qualidade de vida da criança.

2) - Quanto exercício uma criança pode realizar e quais não são recomendados por questão de afetar o desenvolvimento dos mesmos?
Kemelly Araújo: A criança só não deve ser sobrecarregada de atividade física. É recomendado um rodízio esportivo em escolinhas de esportes, pois a criança irá conhecer os fundamentos de cada modalidade, principalmente na fase motora especializada que vai dos 7 aos 14 anos, de acordo com a pirâmide de desenvolvimento motor proposta por GALLAHUE. Em seguida, a criança pode escolher a modalidade que mais se identificou e seguir com sua prática.

3) - De que forma o Pilates pode contribuir na saúde e no tratamento de crianças com sobrepeso e obesidade?
Kemelly Araújo: O método Pilates pode ser um coadjuvante no processo do tratamento, pois auxilia a criança a conhecer o seu próprio corpo, através da respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez. De uma forma lúdica, o comando verbal deve ser utilizado de acordo com a idade.
Quando eu trabalho com o método Pilates para crianças, utilizo muitos exercícios incluindo elementos da Ginástica dos animais, ginástica rítmica, ginástica artística, yoga, personalizando e reinventando para que seja uma prática agradável para a criança e prezando os objetivos que são: fortalecimento, alongamento, e conscientização corporal.

Por
Paloma Nascimento
Assessoria de Comunicação Bio Cursos

Nossos Parceiros

logo_HTM