Bio Cursos

| 11/07/2017 13:47

Guiomar Sena: Peeling para tratamento de acne

Bio Cursos entrevista:
Guiomar Sena
Tema: Peeling para tratamento de acne

Fisioterapeuta, Especialista em Procedimentos Pré e Pós-operatórios pela Universidade Castelo Branco / RJ; Formação em Drenagem Linfática pela Schule Vodder da Áustria; Formação em Acupuntura em Estética Facial e Corporal pelo CEATA / SP; docente nas disciplinas: Eletrotermofototerapia, Recursos Manuais Aplicados à Estética e Técnicas em Estética Facial 1 da Faculdade Metropolitana de Manaus-FAMETRO.

1) - Quais são os procedimentos estéticos que auxiliam na redução de acne?
Guiomar Sena: Os melhores peelings para acne são os de ácido mandélico, salicílico, láctico, resorcina e glicólico. Principalmente o salicílico que apresenta efeito queratolítico e anti-inflamatório.

2) - O que pode causar o surgimento de acne depois de adulto e como ela pode ser tratada?
Guiomar Sena: A fisiopatologia da acne no adulto pode estar relacionada com um quadro de hiperandrogenismo ou síndrome dos ovários policísticos. A interação hormonal influencia drasticamente o aparecimento da acne pela influência que os hormônios andrógenos causam no indivíduo. E para o tratamento, é necessário que a pessoa acometida esteja sendo tratada tanto pelo médico quanto pelo profissional de estética, porque de nada adianta tratar externamente se houver um estímulo endócrino-metabólico em descontrole.

3) - Existe alguma contraindicação para quem quer fazer o tratamento com Peeling?
Guiomar Sena: Sim, existe. Pessoas que trabalham ao ar livre com exposição contínua ao sol, ou que trabalhem em cozinha industrial, ou que possuam alergia aos componentes dos peelings, peles com algum tipo de solução de continuidade, herpes, dermatites ou pele bronzeada não podem se submeter ao tratamento. Ou ainda, pacientes que estejam fazendo tratamento com Roacutan (isotretinoína).

4) - Em que tipos de tratamentos o Peeling é indicado? A pele pode ser danificada durante o processo?
Guiomar Sena: É indicado para rejuvenescimento, acne, clareamento de hiperpigmentações, estrias, afinamento da pele e renovação celular. Agora se o profissional não estiver habilitado adequadamente para realizar o procedimento, ele pode sim causar prejuízos à pele, que vão desde hipercromias, hipocromias, queimaduras e até cicatrizes atróficas.

5) - Quantas sessões são necessárias para o paciente obter um bom resultado?
Guiomar Sena: Isso depende da necessidade individual de cada um, quem pode avaliar a quantidade ideal é o profissional de estética.

6) - O que você pode acrescentar com sua experiência em relação ao tema?
Guiomar Sena: Experiência e conhecimento é fundamental para realizar qualquer procedimento com sucesso. Acredito que com 25 anos de experiência sempre buscando acompanhar o avanço na estética, podemos transmitir com segurança esse conteúdo.

Por
Paloma Nascimento
Assessoria de Comunicação Bio Cursos

Nossos Parceiros

logo_HTM