Bio Cursos

| 31/07/2017 16:04

Elton Araújo: Ventosaterapia para redução de medidas

Bio Cursos entrevista:
Elton Araújo
Tema: Ventosaterapia para redução de medidas

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2007); Especialista em Acupuntura pelo Centro de Estudo de Acupuntura e Terapias Alternativas - CEATA (2009); Docente do Centro Universitário do Norte - UNINORTE nos cursos de Fisioterapia, Estética, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Fonoaudiologia e Enfermagem, atualmente atua como Vice- Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Centro Universitário do Norte UNINORTE - LAUREATE International Universities.).

1) - De que maneira a Ventosaterapia trabalha no organismo auxiliando a redução de medidas?
Elton Araújo: Hoje é muito comum o uso da Ventosaterapia no processo de emagrecimento, pois esta é uma técnica que proporciona a limpeza interna do corpo, pois promove a melhora do sistema circulatório (sanguíneo e linfático) e elimina resíduos metabólicos e a toxidade do organismo. O objetivo desta ação massageadora da ventosa é ofertar mais oxigênio às células, melhorar a circulação sanguínea, acelerar o metabolismo e auxiliar a função linfática para eliminar as toxinas aliviando o aspecto das celulites.

2) - Em que casos é indicado a Ventosaterapia para este tipo de tratamento?
Elton Araújo: É indicada para gordura localizada, flacidez tissular, muscular e estrias.

3) - Existe alguma contraindicação no tratamento com Ventosaterapia?
Elton Araújo: Espasmos, convulsões, ulcerações cutâneas, alergias cutâneas, insuficiência cardíaca, tumores malignos, tuberculose pulmonar evolutiva, doenças mentais descompensadas, durante o ciclo menstrual, doenças hemorrágicas, doenças infecciosas agudas, nos idosos debilitados e sobre abdômen e lombar de gestantes, são algumas das contraindicações para à técnica de Ventosaterapia.

4) - Como é uma sessão de Ventosaterapia para redução de medidas?
Elton Araújo: Ao iniciarmos a sessão deve ser aplicado uma quantidade generosa de óleo corporal na área a ser aplicada a técnica, posteriormente é necessário realizar a aplicação da sucção para ocorrer a retirada do oxigênio de dentro dos copos de ventosas, promovendo assim a pressão negativa. Após, realizada a sucção, deve-se realizar movimentos na área corporal selecionada, sendo esse modo de aplicação da técnica denominado de ventosa móvel, aplicando em movimentos semelhantes a massagem modeladora.

5) - Quantas sessões são necessárias para obter resultados satisfatórios?
Elton Araújo: O número de sessões varia de caso a caso e depende das expectativas e das necessidades do paciente. Porém, para obter resultados satisfatórios, geralmente são necessárias entre 05 a 10 sessões, de uma a duas vezes por semana.

6) - Qual deve ser o procedimento e os cuidados pós aplicação da Ventosaterapia?
Elton Araújo: Não se deve usar ventosas em regiões pouco musculosas e em áreas que possuem pelo, caso a ventosa seja a de fogo, deve-se depilar antes da aplicação. Também deve-se ter o cuidado para não queimar o paciente. Não se deve aplicar ventosa com sangria na região dos olhos e da face, nem em pacientes que sofram de anemia, tumores, doenças hemorrágicas, mulheres menstruadas ou grávidas. Utilizar ventosa com bordas lisas; não deixar as ventosas por muito tempo, para evitar bolhas e queimaduras; não aplicar em pacientes com convulsões, espasmos, úlceras, alérgico ou com fratura. O cuidado pós aplicação deve ser de evitar banho de sol ou usar filtro solar nas áreas das manchas. Caso não siga essas orientações, as manchas podem demorar mais tempo no corpo.

Por
Paloma Nascimento
Assessoria de Comunicação Bio Cursos

Nossos Parceiros

logo_HTM